Ballet Clássico e Dança Clássica Chinesa.

Updated: Aug 18, 2019


No Ocidente, estamos familiarizados com balé e performances como o Quebra-Nozes ou o Lago dos Cisnes. Mas há outra forma de dança clássica com uma longa história que só recentemente surgiu na cena mundial. Chama-se dança clássica chinesa.


A dança clássica chinesa é uma forma de dança incrivelmente exigente, refinada e expressiva. Ao lado do balé, é também um dos sistemas de dança mais abrangentes conhecidos pela humanidade.


Até poucos anos atrás, muito poucas pessoas fora da China ouviram falar de dança clássica chinesa. Uma das principais razões é que, quando as empresas chinesas se apresentavam no exterior, muitas vezes misturavam dança chinesa com balé, dança contemporânea, moderno e jazz. E assim o público deixou o teatro sem saber exatamente o que acabaram de ver.



Qual é a diferença, então, entre o balé e a dança clássica chinesa? Ambos podem ser incrivelmente bonitos. Ambos são muito atléticos e exigem anos de trabalho duro e disciplinado. E, no entanto, a sensação de ver essas duas formas de dança é marcadamente distinta. Para realmente experimentar isso, você tem que assistir a uma performance de dança clássica chinesa.

66 views1 comment