A influência da dança clássica chinesa sobre outras formas de dança

Updated: Aug 18, 2019


Com a chamada “reforma e abertura” da China (iniciada no final da década de 1970), as técnicas e piruetas da dança clássica chinesa apareceram de repente no cenário mundial. Notavelmente, suas técnicas e piruetas chamaram a atenção da comunidade internacional de dança. Assim, o balé clássico incorporou algumas das técnicas da dança clássica chinesa e o balé moderno o fez em escala ainda maior. No entanto, [coreógrafos e bailarinos] não compreendem as normas exigidas [no uso] dessas técnicas e as têm utilizado de maneira muito fora do padrão. Nas chamadas danças de rua, a compreensão dos requisitos e normas [da dança clássica chinesa] é ainda mais superficial e, como resultado, a dança clássica chinesa foi imitada e distorcida.


A dança clássica chinesa também teve uma enorme influência no atletismo. Antes da década de 1970, a formação em ginástica rítmica, trave de equilíbrio e barras, envolvia apenas movimentos simples de balé e treinamento físico. Mais tarde, as equipes de ginástica da China pegaram as técnicas e piruetas da dança clássica chinesa e as utilizaram em larga escala em eventos de ginástica. Assim que estas técnicas apareceram em competições internacionais da década de 1970, os ginastas ao redor do mundo ficaram admirados. Alguns competidores chineses conseguiram ganhar até cinco medalhas de ouro em prova combinada. Ginastas de todo o mundo começaram a aprender as técnicas e piruetas da dança clássica chinesa e, de uma hora para outra, o nível técnico das competições de ginástica foi notavelmente elevado.


A dança da fita chinesa começou durante a Dinastia Han da China, que se estendia desde 206 aC. a 420 dC. É mais comumente associado com a dinastia Tang, que durou de 589 até 907. Há uma história que atribui o início da dança da fita chinesa a um homem que salvou um imperador da dinastia Han de uma tentativa de assassinato, bloqueando a espada com a seda da manga. Por isso criou- se um "personagem" e uma interpretação" sobre o Fato!


De fato, muitas formas diferentes de dança, artes físicas e esportes em todo o mundo adotaram as técnicas e piruetas da dança clássica chinesa. Alguns as copiaram um pouco melhor, enquanto outros as copiaram muito mal, [com movimentos] imprecisos, fora do padrão e até mesmo sem graça e isto têm distorcido a requintada cultura de cinco mil anos.




75 views